"Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação" (1 Coríntios 4:5)

História

A História da Igreja de Deus

Qual é o fundo histórico do Movimento Reformador da Igreja de Deus?

O movimento reconhecido como Igreja de Deus entre o cristianismo está em prol da unidade cristã. Teve seu início em 1880 nos EUA, em reação a muitas divisões e contendas entre os grupos denominacionais que viviam em rivalidades ferrenhas e pregações heréticas, se desviando do conceito bíblico.

Os pioneiros não pretendiam iniciar uma nova denominação, mas sim, redescobrir o dinamismo, a genuinidade e unidade do povo de Deus. Passaram a usar o nome Igreja de Deus pelo fato de ser um nome bíblico (Atos 20:28), para melhor representar a unidade da família de Deus.

O que Daniel Sidney Warner significa para a Igreja de Deus?

Em 1881 D.S.Warner e 4 (quatro) irmãos, separaram-se das organizações denominacionais e começaram a pregar a unidade dos crentes, e uma vida santa diante de Deus. Alem das muitas pregações e estudos teológicos, Warner passou a editar a revista "Gospel Trumpet" em 1886. Com sua equipe musical, tornou-se evangelista itinerante. Realizava campanhas e doutrinamentos nos salões, escolas, igrejas, casas e tendas. Warner expressava o poder de Deus em suas pregações. Nas primeiras 1241 mensagens,. houve 508 conversões, o seu colega de atividades Andrew L. Byers, testificou dizendo: "Nunca conheci dantes alguém que mantinha um contato tão íntimo com Deus, pela oração e pelos estudos bíblicos como D.S. Warner."

Este era um embaixador real de Deus, cuja personalidade transmitia convicção, coragem e alegria, para com as coisas de Deus. Podia-se sentir grande inspiração de Deus em suas orações, pregações e aconselhamentos espirituais. Alem disso muitas vezes contemplei milagres de curas quando orava por enfermos, vi também grandes avivamentos em suas campanhas evangelísticas e doutrinárias. Ele manifestou-se uma pessoa consagrada, devota, diligente, humilde, paciente, bondosa, vida cheia de fé e auto-renúncia, enfim, manifestava-se cheio da graça e esperança.

Quando escolhia seus cooperadores, usava fazer 2 (duas) perguntas:

  1. Você é pleno do Espírito e está disposto a sofrer por Cristo?
  2. Quer proclamar a verdade, mesmo em risco de perder a própria vida?

A Igreja de Deus, honra o ministério D.S.Warner, por sua vocação, consagração e esforço em evangelizar, doutrinar e promover a literatura cristã. Porém a Igreja de Deus não é considerada a igreja de Warner, como muitas seitas o fazem, mas se chama Igreja de Deus porque tratava-se de um despertar espiritual que ocorreu em muitos líderes evangélicos da época, no qual ele foi considerado um líder dos líderes.

Qual foi a ênfase principal que os pioneiros do Movimento Reformador da Igreja de Deus davam em seus ensinos?

Além das muitas ênfases que os pioneiros davam nos ensinos da palavra, eles enfatizavam três coisas:

  1. "Back to the Bible": voltar aos ensinos bíblicos.
  2. "Unity": unidade cristã.
  3. "Sanctification or Holiness": um viver puro através da plenitude do Espírito.

Aprecie algumas palavras que os pioneiros usavam:

  • "See the light": veja a luz.
  • "Join holiness and all truth together and bui1d up the apostolic church of the living God": participe da santidade e da verdade, assim edificarás a Igreja apostólica do Deus vivo.
  • "Receive light on the Scriptures": receba luz das Escrituras.
  • "Entire sanctification make Gods people one": santificação plena unifica o povo de Deus.
  • "Edification not through any one person, but through the Spiritual people": edificação não ocorre em qualquer pessoa, somente para o povo profundamente espiritual e consagrado.
  • "Sectarianism is a sin": sectarismo e pecado.
  • "God had reserved his thousands who no longer were bowing the Knee to Baal": Deus reservou milhares de pessoas que não dobraram seus joelhos diante de Baal (ídolo).

Falando da igreja diziam:

  • "This Work is of God": Esta obra é de Deus (Isaías 13:3)

Qual foi a metodologia dos pioneiros para a1cançar o rápido desenvolvimento que tiveram?

A metodologia usada pelos pioneiros, é a mesma que encontramos nos Atos dos Apóstolos. A experiência pessoal com Deus, convicção, ousadia, oração, jejum e divulgação da palavra de Deus pela pregação e literatura. Além dos muitos grupos evangelísticos e musicais, os pioneiros tinham um barco intitulado: "The floating Bethel" (Betel flutuante), que também era chamado a igreja do rio. Este barco foi usado para evangelizar povos a beira-rio. Em pouco tempo foram criados gráficas, institutos, centros de missões e assistência social. Hoje a Igreja de Deus tem: centros de convenções com aproximadamente 30.000 participantes por semana nos EUA, creches, jardins, escolas, universidades, institutos, seminários, hospitais, estúdios para programas de rádio em diferentes idiomas, centros de recreações, gráficas e muitos centros de literatura evangélica.

Quais foram as experiências marcantes que os primeiros participantes do Movimento Reformador da Igreja de Deus participaram?

Entre as muitas experiências grandiosas que os pioneiros do Movimento Reformador da Igreja de Deus tiveram, e foram relatados nos livros históricos mencionaremos apenas 04 (quatro).

  1. Cura

    Quando D.S.Warner, e seu grupo evangelístico musical, viajavam por diferentes lugares fazendo campanhas evangelísticas e doutrinamentos, no qual se desafiava as pessoas para a conversão, santificação como também para cura divina, após o término de uma grandiosa campanha em Sebastian Michels e Bangos no estado de Michigan, Warner convidou os doentes para virem à frente sobre os quais faria a oração. Entre muitos doentes que foram curados estava o irmão A.B. Palmer que era totalmente cego, o qual após o amém da oração de Warner o irmão Palmer imediatamente passou a ver. Baseado no avivamento e milagres que houve nesta localidade, surgiram vários cooperadores para a pregação do evangelho.

  2. Congressos

    Uma outra área de grandes bênçãos entre os pioneiros, foram os congressos, nos quais se reuniam milhares de pessoas vindas de todos os estados como também participava delegados de vários paises. Estes congressos traziam grandes inspirações e unidade para toda a obra, assim que, centenas de pessoas (visitantes) se adicionavam a Igreja de Deus. Vejamos o que um irmão relatou: "Eu havia escutado muito sobre a grandeza e beleza dos congressos nacionais. E então chegou o dia de grande gozo em meu coração, por poder me preparar para participar pela primeira vez do próximo congresso. A minha ansiedade era tão grande, que decidi chegar com alguns dias de antecedência, para poder conhecer melhor o centro de convenções. A primeira alegria que tive ao chegar, foi de ser muito bem recepcionado pelos irmãos que faziam os preparativos para o congresso. - Diz o irmão Palmer - Você nem imagina a minha surpresa, quando vi chegando carros e carros, caravanas e caravanas, todos se instalando no pátio para participar daquele evento grande e marcante, que tinha duração de uma semana.

    Outro aspecto que me chamou muito a atenção foi, o amor, a amizade, alegria, unidade e o vigor da oração que se podia perceber nas barracas e nos alojamentos.

    Então chegou o grandioso momento do início do primeiro culto. Eu nunca tinha escutado músicas tão inspiradas como ouvi neste lugar. Jamais imaginei, que alguém poderia ficar tão emocionado, e sentir o céu aberto perto dele como eu senti neste congresso. Eu pessoalmente, fui tão abençoado, que não posso encontrar palavras para descrever. Fatos de especial destaque eram as pregações dos homens de Deus que já o serviam por aproximadamente 50 (cinqüenta anos), pessoas tão tomadas pelo poder de Deus e cheias do Espírito Santo nas pregações, que parecia que o céu tinha descido ate nós. Qualquer pessoa poderá dizer: preferimos estar com Cristo de tanta alegria e gozo por sentir a mão de Deus particularmente sobre os congressistas. Eu me senti muito feliz em ter esta rica oportunidade de conhecer a Igreja de Deus e fazer parte dela. Me senti envergonhado, por tantos anos anteriores não ter participado de verdade. Mas, a partir deste congresso, eu e muitas outras pessoas, saímos com o fogo de Deus em nosso coração, para com vigor e alegria representar a verdade cada um em sua localidade."(Fato relatado em Anderson / EUA, em Junho de 1917)

  3. Barco

    Uma terceira experiência marcante que queremos contar, é a criatividade dos pioneiros na divulgação da palavra e expansão da igreja.

    Na primavera do ano de 1893, por ocasião de urna enchente do rio Ohio, uma barcaça (grande barco usado para transporte), se desprendeu de seu rebocador e desceu pelas correntezas das águas rio abaixo até encalhar em uma pequena ilha. Com muitos danos o proprietário condenou ao desuso. Após as águas baixarem, os pioneiros da Igreja de Deus, viram aquela barcaça no seco como a arca de Noé, que poderia ser usada no ministério, para salvação de muitas almas. Após tarem a licença para usa-la , uma companhia no preço de 20 dólares, transportou-a para um lugar apropriado para reforma. Os carpinteiros da Igreja de Deus não apenas a reformaram, mas adicionaram alojamentos, salas, e fizeram da barcaça uma igreja ambulante com o nome de Floating Bethel, que quer dizer Betel flutuante (Betel significa Casa de Deus). O resultado da igreja flutuante foi que muitas e muitas igrejas novas surgiram na beira dos rios.

  4. Atividades Missionárias

    Outro aspecto que merece destaque, foram as muitas atividades missionárias realizadas em diferentes países. Em muitos lugares os missionários eram recebidos de braços abertos com grandes oportunidades, em outros foram recebidos com oposição por certos grupos religiosos, como também por diferenças culturais. Quando o irmão Robert Wilson, em 1896, foi para diferentes lugares da África afim de evangeliza-los, obteve grande êxito. Em 1905 fundou o centro de Missão da Igreja de Deus em Cha de Kima. O Missionário Wilson, passou a ajudar a população daquela região construindo casas feitas de barro e cobertas de capim. Através de seu apoio junto com sua família, referente a necessidade daquele povo, o Missionário Wilson, conseguiu fazer uma grande amizade e adquiriu muita confiança entre aquelas tribos africanas. Após ter instruído-os individualmente sobre Cristo, ardia em seu coração o desejo de ter um culto no dia de domingo, mas enfrentou a dificuldade de guardar o dia do Senhor, pois não era costume daquela região. Então para introduzir o culto no dia do Senhor, decidiram não visitar ninguém durante o domingo, e colocava roupas diferentes para destaque, e para um destaque especial, enfrente de sua cabana de capim aberto para a realização de cultos, cravou um alto mastro com urna bandeira branca, dessa forma conseguiu introduzir o culto aos domingos, dia do Senhor. Hoje temos na África o maior centro de missões com aproximadamente 2.120 unidades da Igreja de Deus.

Qual é o fundo histórico da Igreja de Deus no Brasil?

As raízes do contexto históricas da Igreja de Deus no Brasil, têm íntima e profunda relação com a imigração européia, em especial a imigração germânica no sul do Brasil.

Paralelamente a atuação de outros segmentos evangélicos em nosso país, a Igreja de Deus foi gradativamente estabelecendo em diferentes locais.

Graças a dedicação e o empenho de várias famílias, que colocaram suas propriedades a dispor da pregação do evangelho.

Os primórdios das atividades em nosso país

No ano de 1922 chegaram aqueles que hoje são reconhecidos como os pioneiros da Igreja de Deus no Brasil. Em função da vocação agrícola dos imigrantes, as famílias recém chegadas, dirigiram-se imediatamente para zonas rurais onde se estabeleceram.

No ano de 1924, foi erigido o 1° templo, inaugurado em 14 de dezembro do mesmo ano. Com muito sacrifício e dedicação, o pioneiro Adolfo Weidmann levava a mensagem da Palavra de Deus às mais longínquas regiões do Estado de Santa Catarina.

No ano de 1929, realizou-se na época de pentecostes a 1ª conferência na colônia de Nova Esperança S.C.. As bênçãos Espirituais foram profundas e abundantes naquele 1° congresso.

Outros contatos

Em 1931 Adolf Weidmann se dirigiu a São Paulo, onde mantinha contatos com pessoas que já conheciam a Igreja de Deus. Durante as reuniões muitas pessoas se decidiram pelo evangelho. Neste mesmo ano a Igreja de Deus no Brasil havia se tornado uma entidade devidamente registrada nos órgãos competentes do país.

Ajuda missionária

Em 1935 chegava a Nova Esperança - SC , a família Meier, vinda dos Estados Unidos. Nessa época as atividades da Igreja de Deus já eram realizadas em três estados brasileiros. Anos 60: Nesta década a sede da obra nacional, foi estabelecida em Curitiba - PR, que tornou-se também o local oficial das convenções nacionais. Na década seguinte a criação de um Instituto Bíblico deu grande impulso a obra nacional. Destacam-se neste ministério os casais Nelson Junges e Adelaide Junges, Mauricio Caldwell e Dondeena Caldwell.

Outro fator de grande importância para obra nacional foi o estabelecimento de um programa radiofônico sob a responsabilidade de diversos irmãos a seguir: D. Meier, Edgard Henke, Nelson Junges, Mario e Norberto Hort e ainda outros pastores que auxiliam neste ministério atualmente.

Na década de 70, na pequena garagem do Instituto Teológico Boa Terra iniciou-se as atividades das Obras Sociais e Educacionais da Igreja de Deus no Brasil, que hoje atende em diversos estados brasileiros aproximadamente 700 crianças/famílias carentes diariamente.

Outras regiões

No ano de 1974, a obra da Igreja de Deus no Brasil, ampliou-se sobremaneira alcançando a região norte do país. Com a ajuda da Junta Missionária norte-americana, foi construído o 1° templo às margens do rio Tapajós, no estado Pará, além de diversas capelas na transamazônica.

Região nordeste

Em 1981 os missionários Thomas McCracken e esposa mantiveram contatos com irmãos que se uniram a Igreja de Deus no Brasil. Atualmente o Pastor Paulo Medeiros e família atende as diversas congregações no estado do Rio Grande do Norte, com auxílio da Junta Missionária.

Região centro-oeste

Famílias oriundas do sul do Brasil estabeleceram-se naquela região, onde construíram templos e estabeleceram a Igreja de Deus. Atualmente a Igreja de Deus no Brasil, está atuando em todas as regiões deste país de dimensões continentais, faltando ainda alguns estados a serem atingidos pela mensagem da Igreja de Deus.